Thiago Vitor Nascimento – Estudante de Jornalismo do Grupo Unis

Processos automatizados garantem maior eficiência do negócio, redução de custos e a satisfação dos clientes

Em constante expansão no Brasil, o segmento de beleza tem atraído investimentos em novas tecnologias com o objetivo de encontrar soluções eficazes para o atendimento de lojistas e consumidores. Aliar recursos tecnológicos na produção e distribuição de produtos cada vez mais específicos à crescente demanda do mercado, é também um desafio em um país de proporções continentais. Veja quais são essas novas ferramentas no mundo da beleza:

Logística 4.0 – Sistemas Ciber-físicos e Redes Inteligentes

Diante desse cenário de oportunidades, a logística 4.0 vem para revolucionar o relacionamento com o mercado, buscando o equilíbrio entre custos, produtividade, armazenagem e transporte. O conceito que surgiu a partir da 4ª revolução industrial, também conhecida como indústria 4.0, visa a automatização de todos os processos através de sistemas ciber-físicos e redes inteligentes, facilitando o gerenciamento de estoques e eliminado desperdícios e burocracias.

Pontos de Retirada (e-commerce)

Com o crescimento dos e-commerce de produtos de beleza, simples ações podem garantir um maior sucesso nas vendas. Algumas das tendências tecnológicas apontadas para o ano de 2019, está na criação de pontos de retirada de mercadorias, onde o cliente pode retirar seus produtos em um local pré-determinado, como por exemplo, em hotéis, postos de gasolina ou lockers instalados em pontos estratégicos. Outra aposta do setor logístico está na criação de espaços inteligentes, onde clientes e tecnologias poderão interagir de formas cada vez mais abertas, conectadas, coordenadas e inteligentes.

Muitas empresas ainda não estão atentas a essas mudanças e perdem a oportunidade de aprimorar os resultados de seus negócios e prestar um serviço de excelência. Mas que tal dar os primeiros passos?

O novo desafio para a indústria da beleza é atender a enorme expectativa de seus consumidores cada dia mais exigentes que buscam não apenas produtos de qualidade, mas que também cobram por serviços melhores na entrega, na rastreabilidade e na interação com a marca. Dessa forma, empresas que já utilizam a cadeia logística a seu favor conseguem gerir melhores seus estoques, realizar o monitoramento de entregas e avaliar os resultados obtidos durante todas as etapas das operações logísticas.