Por Pedro Henrique Ribeiro Reis, estudante de Jornalismo do Grupo Unis

O mercado de estética é uma potência de novos empreendedores, mais muitas vezes esses profissionais na hora de abrir o negócio, pensam e planejam apenas as questões técnicas e acabam deixando de lado o conhecimento necessário para ser um bom líder para uma equipe.

O líder tem que ter habilidades pessoais, aliadas as boas técnicas de negociação. Ele precisar ser capaz de se transformar em “agentes de resultados”, usando inteligência e rapidez.

A imagem e reputação de qualquer negócio é um reflexo de seu líder, se a imagem é ruim é porque a gestão é ruim.

Ser um bom gestor se torna fator decisivo na competitividade. Há no mercado muitos chefes que só dão ordens e poucos líderes. O chefe ordena, o líder orienta. O chefe mostra seus resultados, o líder mostra os resultados da equipe. O chefe amedronta, o líder é exemplo.

O bom gestor deve saber comunicar, se expressar e ter a habilidade de ouvir, saber dar o feedback, ter flexibilidade, inovação e criatividade.

A motivação é um dos fatores fundamentais que um líder deve praticar. Para isso é preciso ter planos definidos, saber expedir ordens e ter personalidade positiva. Além disso, deve tratar da insubordinação com firmeza, incentivar, entusiasmar, elogiar, obter sugestões, conduzir a equipe ao sucesso, administrando conflitos, valorizando a cooperação, e estabelecendo metas.