Por: Thiago Vitor Nascimento – estudante de Jornalismo do Grupo Unis

Na busca por soluções eficazes para o atendimento a lojistas e consumidores, o segmento da beleza no Brasil tem atraído investimentos em novas tecnologias. Aliar recursos tecnológicos na produção e distribuição de produtos cada vez mais específicos à crescente demanda do mercado é um desafio, em um país de proporções continentais.

Diante desse cenário de oportunidades, a logística 4.0 vem para revolucionar o relacionamento com o mercado, buscando o equilíbrio entre custos, produtividade, armazenagem e transporte. O conceito que surgiu a partir da 4ª revolução industrial, visa a automatização de todos os processos através de sistemas ciber-físicos e redes inteligentes, facilitando o gerenciamento de estoques e eliminado desperdícios e burocracias.

Tendências do mercado

Com o crescimento dos e-commerce de produtos de beleza, simples ações podem garantir um maior sucesso nas vendas. Algumas das tendências tecnológicas apontadas para o ano de 2019 é a criação de pontos de retirada de mercadorias, onde o cliente deve retirar seus produtos em um local pré-determinado, como por exemplo: hotéis, postos de gasolina ou lockers instalados em pontos estratégicos.

Outra aposta do setor logístico está na criação de espaços inteligentes, onde clientes e tecnologias poderão interagir de formas cada vez mais abertas, conectadas, coordenadas e inteligentes.

Muitas empresas ainda não estão atentas a essas mudanças e perdem a oportunidade de aprimorar os resultados de seus negócios e prestar um serviço de excelência. Mas que tal dar os primeiros passos?

Desafios da indústria

O novo desafio para a indústria da beleza é atender a enorme expectativa de seus consumidores, que estão cada dia mais exigentes e buscam não apenas produtos de qualidade, mas também cobram por serviços melhores na entrega, rastreabilidade e na interação com a marca. Dessa forma, empresas que já utilizam a cadeia logística a seu favor conseguem gerir melhor seus estoques, realizar o monitoramento de entregas e avaliar os resultados obtidos durante todas as etapas das operações logísticas.