O masculino está se rendendo aos produtos de beleza
Por Gabriel Giarola, estudante de Jornalismo do Grupo Unis
“Barba, cabelo e bigode”. Essa expressão, que está na linguagem dos brasileiros há tempos é hoje uma grande realidade. O homem brasileiro se tornou mais vaidoso, e o mercado de beleza masculina se inflama, principalmente entre os produtos para barbas.
Com isso, as oportunidades para os empreendedores se ampliam. As barbearias, por exemplo, renovam no atendimento ao publico. É cada vez mais comum entrar em um estabelecimento e se deparar com jogos, frigobares com bebidas e outros aparelhos de entretenimento, que tiram do cliente a sensação de ansiedade por esperar. Além disso, a procura por especializações também aumenta. Hoje, o estilo de cortes é bem vasto, e os penteados modernos, e ousados são a grande sensação entre os rapazes.
Outros métodos também se tornaram comuns entre os homens, um exemplo é a procura por produtos para reparo e crescimento de barbas, e um produto que se destaca no mercado é o Minoxidil. Inicialmente, o produto era utilizado para tratamento de queda de cabelo, e agora, com esta febre de querer ter uma barba grande, os homens passaram a usar o produto para reparar falhas no rosto. A partir da comprovação da eficiência do produto, as farmácias de manipulação começaram a fabricá-lo, e as vendas são um sucesso.
Uma pesquisa realizada pela Minds&Hearts, comprova estas estatísticas. Ela reuniu homens entre 16 e 59 anos, e concluiu que:
- Os homens assumem que gostam de moda: 45% afirmam que tem buscado informações sobre novidades, atualidades e lançamentos. Já 30% se posicionam como vanguardistas, preferem criar, saindo do modismo.
- 69% dos entrevistados usam desodorante spray, 39% hidratante corporal, 38% sabonetes antissépticos.
Analisando este cenário, nota-se que ele é muito promissor. O homem se cuida mais, e o mercado se inova e se renova constantemente. É provável que futuramente, os cursos de estética nas faculdades sejam repletos de homens, que já se mostram ativos neste campo.