Por Thiago Vitor Nascimento – Estudante de Jornalismo do Grupo Unis

Um dos principais desafios enfrentados por empreendedores iniciantes, e até mesmo experientes, está na realização de um controle eficiente das finanças de sua empresa. Administrar as receitas, as despesas, controlar o fluxo de caixa, contas a pagar e a receber podem se tornar um problema para os negócios quando não recebem a devida atenção de seus gestores.

Vale destacar que a gestão financeira de uma empresa tem como propósito criar uma série de ferramentas capazes de auxiliar no acompanhamento mensal dos lucros e prejuízos gerados pelo empreendimento, servindo, inclusive, para a elaboração de um planejamento orçamentário. Estes dados são de extrema importância para que a empresa possa reavaliar suas metas e traçar novas estratégias para contornar as crises e conseguir melhores resultados.

Portanto, investir em softwares de gestão financeira pode ser uma importante iniciativa para os empreendedores que ainda não se sentem familiarizados com os controles financeiros, pois permitem uma organização eficaz dos dados e a geração de relatórios importantes para tomadas de decisões, como investimentos, os momentos de recuos, de diminuição de despesas, entre outros.

Vantagens de um sistema de gestão financeira:

  • Erros são mais facilmente identificáveis;
  • A rotina fica mais ágil, pois os dados são inseridos em um único lugar;
  • A situação econômica da empresa fica mais clara, podendo ser acompanhada sem sobressaltos;
  • Informações como contas a pagar e a receber estão na palma da mão, organizadas e separadas por tipo (cartão de crédito, recebimentos) e data de vencimento.

Dicionário Financeiro:

O Sebrae preparou um documento contendo as principais terminologias financeiras úteis para a gestão do seu negócio. Confira no link abaixo:www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/dicionariofinanceiro.pdf