Por Thayná Araújo – estudantes de Jornalismo do Grupo Unis

Uma das principais características de um líder ideal é a boa comunicação e essa é uma máxima que baseia tanto a relação com os funcionários da empresa, quanto o relacionamento com os clientes e investidores.

Desde a Grécia antiga, o filósofo Aristóteles já anunciava a importância de se comunicar bem a fim de transmitir ideias eficazes. Quem exerce um papel de direção em uma empresa deve dominar a oratória, que é um conjunto de habilidades como linguagem corporal, verbal, mensagem estruturada e confiança. Isso possibilita apresentar ideias e argumentos de forma interessante, contundente e assertiva.

Segurança e clareza de ideias

Na área da estética e cosmetologia, um líder deve ter como características a segurança e clareza nas ideias. Entretanto, se você é líder de um negócio e tem dificuldade em se expressar publicamente, não se preocupe, existem inúmeros cursos especializados sobre a arte de se comunicar. Nesses cursos, existe trabalhos ligados a dicção, postura, olhar, gestos e, principalmente, identificar bloqueios que atrapalham a desenvoltura pessoal.

Nas vendas de produtos e serviços estéticos é muito importante demonstrar entusiasmo e facilidade com o público, para assim, conseguir fidelizar os clientes e parceiros. O líder deve representar a empresa antes de todo mundo. Um dos passos principais é dominar a arte de se comunicar, atendendo a todos de forma humana e verdadeira, alcançando uma alta performance e resultados convincentes.