Como realizar o autoexame
Fechando o mês de outubro com a campanha de conscientização sobre o câncer de mama, a Iceprotection mostra pra você como realizar o autoexame.
O exame não é considerado como preventivo, mas o Inca (Instituto Nacional de Câncer) recomenda que a mulher continue apalpando o seio. Isso para que conheça o próprio corpo e seja capaz de perceber alguma alteração.
A prevenção deve ser feita através de hábitos saudáveis, com uma dieta equilibrada, a prática de exercícios físicos, o controle do peso. Evitando também os hábitos prejudiciais como à bebida e o tabaco.
Então, nunca deixe de tomar os cuidados preventivos, além disso, faça a visita ao ginecologista regularmente, e ao mastologista, que irá pedir exames específicos, caso seja necessário. Pois o autoexame das mamas é apenas a primeira precaução.
Toda mulher a partir dos 20 anos de idade pode começar a se precaver realizando o autoexame. Já depois dos 40 anos a mamografia assume um papel essencial, devendo ser realizada anualmente.
E para fazer o autoexame corretamente, siga esses três passos importantes que incluem a observação em frente ao espelho, apalpar a mama em pé e também deitada.
Câncer de mama: Como fazer o autoexame
Em frente ao espelho: Tire toda a roupa e posicione-se em frente ao espelho. Observe os dois seios com os braços caídos e depois com os braços levantados. Por fim, coloque as mãos na cintura fazendo força para notar alguma alteração.
Avalie durante a observação o tamanho das mamas, o formato, a cor. Note se existem abaixamentos, saliências, rugosidades ou inchaços. Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.
De pé: A palpação de pé pode ser feita durante o banho. Levante seu braço direito e apoie sobre a cabeça. Com a mão esquerda esticada, use a ponta dos dedos juntos e apalpe.
Sinta a mama, faça movimentos circulares, de cima pra baixo. Ao final, palpe ainda toda a axila, examine a área do pescoço. Repita todos os passos para a mama do lado esquerdo.
Deitado: Coloque o braço esquerdo na nuca, coloque uma almofada embaixo do ombro como apoio. Use a mão direita para apalpar a mama com uma pressão leve, passe os dedos em movimentos circulares de cima para baixo até percorrer todo o seio.
Os passos devem ser repetidos na mama direita para terminar a avaliação. Caso sinta alguma alteração procure orientação, marque uma consulta com seu ginecologista para que ele identifique a causa através de exames específicos.