O câncer de mama tem cura
O câncer de mama corresponde a vinte e oito por cento dos casos registrados anualmente. Sendo um dos principais tipos de câncer a atingir as mulheres, estima-se que esse ano, 59.700 novos casos seja diagnosticado.
Os dados são alarmantes, mas apesar disso o câncer de mama é curável. Se diagnosticado na fase inicial, as chances chegam a noventa e cinco por cento.
A dificuldade no diagnóstico precoce muitas das vezes está ligada ao medo do exame, assim a mulher demora a procurar por orientação médica. E quando essa descoberta chega tarde, existem ainda outros contratempos, como a demora nos exames, biópsia e tratamento.
Algumas medidas devem ser adotadas para diminuir a curva da doença. Uma delas é o autoexame, com ele é possível conhecer o próprio corpo, e perceber pequenas alterações.
A recomendação do Ministério da Saúde é a realização de exames clínicos periodicamente e mamografia de rastreamento. Em mulheres como histórico familiar, mesmo sem alterações torna-se de extrema importância a prevenção.
Como prevenir o câncer de mama
A prevenção ao câncer de mama pode ser feita através de medidas simples e um estilo de vida mais saudável. Confira essas dicas:
Exames periódicos: Toda mulher deverá fazer periodicamente o autoexame das mamas, até uma semana depois a menstruação. O exame é simples e poderá ser realizado em casa mesmo.
A mamografia é indicada após os 35 anos, mas nada impede que o exame seja feito antes. Algumas vezes o nódulo não é percebido apenas com o toque. Então, em caso de dúvidas realize o exame.
Além disso, consultas regulares ao mastologista são indicadas, pois o mesmo irá solicitar exames mais específicos e detalhados.
Prática de atividade física regular: A prática de exercícios físicos reduz o risco de câncer de mama de 30% para 10%. Movimente o corpo, caminhe, ande de bicicleta, dance, busque atividades que lhe deem prazer.
Trinta minutos de exercícios, três vezes por semana são as recomendações. Evite o ganho de peso, principalmente após a menopausa. E, limite os hábitos sedentários.
Controle da alimentação: Uma alimentação equilibrada é a indicação como medida de prevenção. Dê preferência aos alimentos naturais e frescos, aumentando o consumo de frutas, verduras e legumes.
Esses alimentos são ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e antioxidantes, que possuem função de proteção celular. Com a alimentação saudável, consequentemente terá um peso saudável.
O diagnóstico precoce é a melhor arma contra o câncer de mama. Conscientize-se, a prevenção é o melhor remédio!