A estrutura do pelo
Nosso pelo é formado por uma estrutura chamada folículo piloso. Nós possuímos em torno de cinco milhões de folículos ao longo do corpo, cento e vinte mil só no couro cabeludo.
Cada folículo possui um fio de pelo ou cabelo, ou um conjunto chamado de famílias foliculares, estes possuem dois e muito raramente quatro ou cinco folículos.
Sua estrutura contém bulbo, glândula sebácea e sudorípara, músculo pilo-eretor, entre outros órgãos não menos importantes. Os pelos se constroem com o processo de queratinização, pela junção das células de queratina.
Esses crescem até certo ponto, depois caem ou são eliminados espontaneamente. Quando isso ocorre, um novo pelo é gerado pelo folículo piloso. Então, quando se faz a depilação por sistemas convencionais, eles crescem novamente.
Os pelos do nosso corpo possuem ciclos de crescimento. Esses são organizados em três fases e variam conforme a área do corpo.
Devemos então saber que os pelos não crescem continuamente, existe neles uma alternância entre as fases. Esse período é variável, que pode ser de dois a sete anos.
O tempo todo em nosso corpo, temos fases diferentes do pelo, que vai desde o crescimento, ao repouso e desprendimento. Esses ciclos dos pelos ocorrem vezes o suficiente, para que sempre tenhamos pelos em nosso corpo e couro cabeludo.
Cada pessoa possui um ciclo de crescimento do pelo, que se diferencia conforme a idade, o metabolismo e seu gênero.
Entendendo as três fases do pelo
Fase do crescimento (anágena): O pelo está em crescimento constante nessa fase e conectado diretamente a raiz do folículo piloso. O metabolismo é bem ativo e garante a nutrição, noventa por cento dos pelos estão nessa fase.
Nessa fase ele é mais sensível, então estresse, doenças e insuficiências nutricionais podem causar um desequilíbrio. Isso limita seu crescimento.
Fase do repouso (Catágena):
Fase em que o pelo está em contato com as células germinativas. O folículo esta implantado, queratinizado e seu crescimento já se encerrou. O pelo está estabilizado e apenas um por cento se encontram nessa fase.
Essa é a ideal para se realizar a depilação, a camada germinativa do pelo é destruída pelo laser.
Fase do Desprendimento (Telógena): A fase telógena caracteriza-se como a última fase do pelo. Nessa fase há um enfraquecimento da união da base e o pelo, dentro do folículo já existe um novo, empurrando o pelo velho para fora.
Essa fase dura de três a quatro meses e cinco por cento dos pelos estão nessa fase. O pelo novo passa por uma fase de repouso e depois entra novamente na fase anágena.
E como isso interfere na Depilação?
Você já deve ter se questionado, porque as técnicas de depilação a laser precisam de várias sessões para dar resultados?
A fase em que o pelo se encontra reflete diretamente no tratamento. O momento ideal para se executar a depilação a laser vai do final da fase anágena ao começo da fase catágena.
É nessa fase que o pelo está em contato direto com suas matrizes germinativas. O contato com a raiz facilita a condução de calor, onde o laser irá cauterizar o folículo para que os pelos não cresçam novamente.
Porém, como vimos os pelos do nosso corpo não crescem continuamente, são três os ciclos de crescimento. Logo, nem todos os pelos se encontram na mesma fase de desenvolvimento.
Então, não é possível realizar a depilação a laser em uma única sessão, à medida que se realiza mais sessões os resultados são perceptíveis. Por isso a cada sessão boa parte de pelos serão eliminados, diminuindo a produção de novos pelos.
Em média a cada trinta dias se inicia um novo ciclo do pelo. Assim sendo é necessário um intervalo médio de 30 dias, novo ciclo do pelo, para um tratamento com resultados.
Uma boa profissional deverá conhecer essas fases, para determinar a melhor técnica de trabalho. Identificando as fases, será possível oferecer as melhores alternativas durante o tratamento para suas clientes.
Quer se livrar de vez dos pelos indesejáveis? Clique aqui e descubra uma técnica eficiente.